Tenho de ser honesto e gosto de ser claro.
A verdade é que não acho justo partilhar todas as melhorias, alterações ou métodos gratuitamente (algo que já fiz muitas vezes de boa vontade).
É por uma razão simples e lógica: cada melhoria ou mudança, pelo menos no meu caso, representa um investimento significativo de tempo, dinheiro e esforço.
Não estou a partilhar procedimentos ou documentos que encontrei (o que agradeço a quem o faz, e não o critico, muito pelo contrário).
Neste caso, o que está a ser partilhado é o resultado final de um trabalho árduo, e penso que torná-lo livremente acessível a todos desvaloriza e distorce esse trabalho.
Poderia partilhar informação de forma privada com quem me ajudou e ajuda e com pessoas que também publicam alguns dos seus trabalhos, mas não publicamente.
De qualquer forma, ninguém pode dizer que não respondi a uma pergunta sobre os procedimentos que publiquei, tanto privada como publicamente. Uma coisa não exclui a outra.
Da mesma forma, eu diria que todos os procedimentos importantes ou básicos estão publicados no fórum, e qualquer pessoa que queira pode fazê-los sem precisar de mais nada. De facto, eu próprio já fiz muitos deles.
Como sempre digo, esta é a minha opinião pessoal, e qualquer pessoa é livre de pensar o contrário e fazer o que quiser ou acreditar sem qualquer problema.
Mesmo pensando na ideia fácil e óbvia de que sou egoísta e só o faço por dinheiro/negócios, etc., quando se fosse essa a realidade, garanto-vos que já teria deixado de o fazer há muito tempo.
Aproveitando a situação, tenho o serviço de orientação ao vivo, passo a passo, onde forneço todos os pormenores, melhorias, etc... ;-) (como se eu não o fizesse, certo? hahah)
e, já agora, o seu preço é muito inferior ao seu valor no custo do metro na Europa, pelo menos, se conseguir encontrar um serviço deste género, o que é a parte mais difícil, creio eu.
Agora, olhando para isto em retrospetiva, honestamente, teria pago quase qualquer preço para ter acesso a algo assim. É evidente que aprendi muito, e ninguém me pode tirar isso. No entanto, todo o tempo, esforço e dinheiro que teria poupado seriam quase incalculáveis, diria eu.
A minha opinião pode ser mais ou menos apreciada, mas é inteiramente coerente, sincera e de bom senso. Para além disso, continuo a escrever, a dar opiniões, a dar dicas e a responder a perguntas - não é essa a questão. Penso que foi bem compreendido. Pessoalmente, aprecio tudo o que faz.