Resposta breve à pergunta do utilizador:
Para a 2-cloro 4-metilpropiofenona (2c4m), são necessárias algumas alterações na sua reação.
Da minha experiência de adaptação da patente chinesa WO2017211129A1 para a mefedrona com 2c4m como intermediário, demorou algum tempo até atingir rendimentos de 70+% para a mefedrona a partir de 2c4m.
A patente refere que se obtém um rendimento de 40% com uma solução aquosa de metilamina, no entanto, é preciso ter em conta que a patente se refere à metcatinona não substituída. Para a mefedrona, com uma solução aquosa de metilamina, nunca obtive mais de 30% de rendimento. Aumentando a temperatura ou o tempo de reação, podemos obter mais do produto contaminado com isomefedrona apenas.
Para obter rendimentos de 70+% de mefedrona a partir de 2c4m, precisamos de preparar uma solução de metilamina num dos solventes anidros adequados, como explicado aqui:
Tenho um problema porque não sei como gerar corretamente o gás de metilamina. Coloquei 100 gramas de metilamina em 80g de água e misturei num copo. Depois coloquei 200 gramas de NaOH num erlenmeyer que foi ligado com tubos de silicone a um condensador de liebig gelado e depois a um jarro que...
bbgate.com
Para esta reação em particular, todas estas soluções de metilamina funcionaram bem para mim: 10-20% em benzeno, 10-20% em tolueno, 10% em DCM, 10% em NMP.
Nunca experimentei soluções de metilamina em metanol ou IPA porque a literatura afirma que os solventes alcoólicos devem ser evitados para a reação de metilaminação. No entanto, seria interessante ver o que acontece.