Revisão do Telegram Messenger

HEISENBERG

ADMIN
ADMIN
Joined
Jun 24, 2021
Messages
1,644
Solutions
2
Reaction score
1,713
Points
113
Deals
666
2021 08 19 04 14

Prós e contras do telegrama.
+ Prós

Encriptação de ponta a ponta (E2E);
Algoritmos de encriptação: MTProto, um protocolo personalizado;
Aplicações de código aberto e biblioteca de bases de dados do Telegram;
Mensagens auto-destrutivas;
Os utilizadores podem iniciar sessão em vários dispositivos em simultâneo;
Suporta a verificação em duas etapas;
Compatível com o GDPR.

- Contras

O registo requer um número de telefone;
Encriptação E2E apenas para chats secretos;
Os servidores não são de código aberto;
Regista o endereço IP e outros dados do utilizador.

Agora vamos abordar brevemente as principais características do Telegram messenger.

Características do Telegram messenger

Aqui estão algumas características chave a considerar quando decidir se o Telegram é adequado para si:

O código para as partes de código aberto está disponível no GitHub;
Aplicativos do Telegram para Android, iOS, Windows Phone, macOS, Windows, Linux, navegadores populares;
Mais de 500.000 usuários ativos.

Onde seus dados do Telegram são armazenados?

O Telegram tem um sistema híbrido para armazenar seus dados. Por padrão, todos os dados das suas mensagens são armazenados nos seus dispositivos. No entanto, você pode remover dados desse cache local e armazená-los nos servidores do Telegram. Isto permite-lhe equilibrar o seu desejo de privacidade com a necessidade de espaço de armazenamento de dados.

Esses servidores do Telegram estão localizados em todo o mundo como parte de uma rede distribuída.

Testes e auditorias de terceiros do Telegram.
Não há dados disponíveis.

Quão seguro e privado é o Telegram.

O Telegram tem sido alvo de críticas ao longo dos anos devido a dúvidas sobre o seu modelo de segurança. As preocupações visam duas áreas principais: Criptografia E2E e segurança MTProto. Vamos examinar cada uma dessas áreas.

Encriptação E2E.

A preocupação com a criptografia E2E do Telegram é que ela não é aplicada por padrão. A maioria dos chats (chats na nuvem) no Telegram são criptografados de forma segura enquanto estão em trânsito entre seus dispositivos e os servidores do Telegram. Uma vez que as mensagens de chat chegam aos servidores do Telegram, elas são criptografadas usando o MTProto enquanto estão em repouso nos servidores. No entanto, o Telegram pode ler os dados de chat, uma vez que trata da encriptação/desencriptação das mensagens nos servidores.

Outros serviços de mensagens seguras, como o Signal, aplicam a encriptação E2E em todas as comunicações por predefinição. O serviço não pode ler essas mensagens. Apenas o remetente e o destinatário podem ler as mensagens encriptadas E2E. Por outras palavras, qualquer serviço que utilize a encriptação E2E em todas as suas mensagens será mais seguro do que o Telegram.

O Telegram suporta a encriptação E2E para dois tipos de comunicações: Chats Secretos e chamadas de voz. Chats Secretos são chats que não são armazenados nos servidores do Telegram, e são acessíveis apenas para os dispositivos envolvidos no chat. Os Chats Secretos devem ser tão seguros como o MTProto, mas os utilizadores têm de se lembrar de os ativar.

Segurança do MTProto.

O MTProto é o protocolo móvel personalizado criado pela equipa do Telegram. Confira este link da Wikipedia para ter uma noção melhor das críticas que esse protocolo sofreu ao longo dos anos.

O Telegram regista o endereço IP e os metadados.

No que diz respeito à privacidade, o Telegram pode coletar uma quantidade razoável de informações pessoais, que podem ser mantidas por até 12 meses. De acordo com sua Política de Privacidade, eles,

podem recolher metadados como o seu endereço IP, dispositivos e aplicações do Telegram que utilizou, histórico de alterações de nome de utilizador, etc.

Eles podem usar metadados agregados de você para ajudá-los a criar novos recursos para o serviço.

Finalmente, a empresa pode ler qualquer uma das suas mensagens do Cloud Chat para investigar spam e outras violações dos seus Termos de Serviço. Eles podem compartilhar alguns dos seus dados pessoais com outros usuários do Telegram com os quais você escolhe se comunicar e com empresas do Grupo Telegram. Se forçado por uma ordem judicial, eles podem fornecer o seu endereço IP e número de telemóvel às autoridades competentes.

É aconselhável utilizar os Chats Secretos e as chamadas de voz sempre que pretender partilhar informações privadas no Telegram.

Há também uma secção da Política de Privacidade intitulada "Autoridades Policiais" que diz o seguinte:

Se o Telegram receber uma ordem judicial que confirme que és um suspeito de terrorismo, podemos divulgar o teu endereço IP e número de telefone às autoridades competentes. Até agora, isso nunca aconteceu. Quando acontecer, incluiremos isso num relatório semestral de transparência publicado em: https://t.me/transparency.

É importante ter isso em mente ao usar o Telegram.

Usar o Telegram sem o seu número de telefone real.

Já que estamos no tópico de privacidade, também é importante notar que o Telegram exige um número de telefone para criar uma conta. Esta é uma etapa de verificação para evitar que bots e spammers se registrem em massa.

A verificação é feita através de uma mensagem de texto ou de uma chamada telefónica e, em seguida, introduz-se o código de verificação para começar a utilizar o serviço. Mas aqui está a dica de privacidade essencial: não tem de utilizar o seu número de telefone.

Existem muitos serviços de SMS anónimos que pode encontrar online e que lhe permitem receber mensagens de texto para números digitais. Existem serviços de SMS gratuitos e pagos disponíveis que pode encontrar com um pouco de pesquisa (introduza um termo de pesquisa como SMS descartável no seu browser). Poderá ter de experimentar com alguns serviços e números diferentes antes de conseguir que o código de verificação do Telegram funcione, mas isso garantirá que o seu número de telefone real permanece seguro.

Registar-se com um número de SMS descartável e usar uma boa VPN/TOR quando usar o Telegram, aumentará significativamente a sua privacidade.
 
Last edited by a moderator:

HEISENBERG

ADMIN
ADMIN
Joined
Jun 24, 2021
Messages
1,644
Solutions
2
Reaction score
1,713
Points
113
Deals
666
Como executar o Telegram com o Android Emulator no Whonix.

Pelo que sabemos, há cerca de dois meses, o Telegram desativou a autenticação por SMS nas versões desktop e web. Então, a única maneira de autorizar nessas versões é receber o código na conta ativa através da versão móvel do Telegram. Não basta ter um número virtual para ter acesso, é preciso também ter um telefone ou tablet para fazer isso. Mas se respeitam a vossa privacidade, não é uma solução para vocês. Tenho o prazer de vos apresentar este guia. Ele irá ajudá-lo a executar o Telegram móvel com o Anbox (emulador de Android) usando o Whonix, para proteger sua privacidade.

1. Vamos instalar os pacotes necessários.



Primeiro, precisamos de verificar as actualizações:

sudo apt-get update

sudo apt-get dist-upgrade

Depois disso, proceda à instalação:

sudo apt-get install --no-install-recommends linux-image-amd64 linux-headers-amd64 adb fastboot anbox

2. Próximo passo: descarregar e verificar a imagem do Android.

Descarregar imagem e sha256sum

Se usares oQubes TemplateVM Whonix:

scurl --proxy http://127.0.0.1:8082 --tlsv1.2 --remote-name https://build.anbox.io/android-images/2018/07/19/android_amd64.img

curl --proxy http://127.0.0.1:8082 --tlsv1.2 --remote-name https://build.anbox.io/android-images/2018/07/19/android_amd64.img.sha256sum

Whonix não-Qubes e Whonix Qubes StandaloneVM:

scurl --tlsv1.2 --remote-name https://build.anbox.io/android-images/2018/07/19/android_amd64.img

JdBc9PRLbY

curl --tlsv1.2 --remote-name https://build.anbox.io/android-images/2018/07/19/android_amd64.img.sha256sum
Cwx1jZhfp2

Verificar.

Após o download, execute isto para verificar a imagem:

sha256sum --check android_amd64.img.sha256sum

Verá o estado: "android_amd64.img: OK"

Mova a imagem para a pasta apropriada.

sudo mv android_amd64.img /var/lib/anbox/android.img

3. Configurar o Anbox.

Infelizmente, para que o Anbox funcione corretamente, é necessário desativar a Firewall do Whonix, pois o Anbox utiliza as suas próprias definições de rede, pelo que a Firewall activada negará o acesso ao mesmo. Este passo pode reduzir os benefícios de segurança, especialmente, se estiver a usar várias máquinas Whonix-Workstation. Para desativar o firewall, use este comando:

sudo systemctl mask whonix-firewall
FBUjxWzEfI

Em seguida, abra o arquivo /etc/systemcheck.d/50_user.conf :

sudoedit /etc/systemcheck.d/50_user.conf

E adicione uma nova linha a este ficheiro:

whonixcheck_skip_functions+=" check_whonix_firewall_systemd_status "
FKiXVn9RH0

Salve e saia. Em seguida, reinicie o sistema:

sudo reboot

4. Inicie o Anbox.

GUI:

Menu Iniciar→ Acessórios→ Anbox.

Terminal:

anbox launch --package=org.anbox.appmgr --component=org.anbox.appmgr.AppViewActivity

5. O Telegram instala-se.

Então, o Anbox já está instalado e o passo final é obter o .apk do Telegram para ele. Na sua Whonix-Workstation, vá para https://telegram.org/android e baixe o arquivo .apk. Depois disso, abra o terminal na pasta que contém o arquivo (basta ir para a pasta com o Telegram .apk e clicar com o botão direito do mouse para ele. No menu de contexto, deve aparecer a opção "Open Terminal"). Use este comando:

adb install Telegram.apk.

6. Parabéns!

Após a instalação bem sucedida, verás a aplicação no ambiente de trabalho do emulador. Ative sua conta com o número sim virtual e você está pronto para receber os códigos de autenticação do Telegram. Não se esqueça de ativar o Whonix Firewall depois de receber o código.

7. Ativando o Whonix Firewall.

No Terminal:

sudo whonix_firewall

GUI:

Menu Iniciar→ Aplicações→ Sistema→ Recarregar Whonix Firewall

Lembre-se: para uma nova sessão Anbox, deve repetir o passo 3.

Opção 2. Para principiantes. Executar o Telegram móvel a partir de um emulador online - https://appetize.io
1. Registe-se no serviço de ativação por sms com um e-mail temporário.

2. Vai a https://appetize.io e regista uma conta gratuita, também podes fazê-lo com um e-mail temporário.
Ox97HTZPwq

3. Descarrega o Telegram .apk a partir de https://telegram.org e adiciona-o à tua conta do appetize. Vai à secção "Upload" e escolhe o ficheiro.
UjzSlTkdVm

J7PKdN6rXT

4. Em seguida, aceda a "Dashboard" (Painel de controlo) e inicie a aplicação clicando no botão "view" (ver).
2au3kcbhPL

5. Registe o Telegram com o número virtual comprado anteriormente.

6. Abra o Telegram Desktop e use este número novamente.

7. Receberás o código de autenticação no emulador online que já executa o Telegram

8. Não te esqueças de terminar a sessão do Telegram no emulador online, depois de entrares na versão Desktop. Configura também o 2FA.
 
Last edited by a moderator:
View previous replies…

Never to sleep

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 31, 2022
Messages
128
Reaction score
158
Points
43
Raios partam o Whonix. Acho que não é assim tão surpreendente, visto que és um dos fundadores do fórum! :cool:(y)
 

kpach

Don't buy from me
Resident
Joined
Nov 26, 2023
Messages
60
Reaction score
36
Points
18
Utilizar um número virtual a que um terceiro teve/tem acesso, não é demasiado arriscado?
 

ImSorry69

Don't buy from me
Member
Joined
Mar 10, 2024
Messages
6
Reaction score
2
Points
3
Este é um irmão espetacular de nível 10. Obrigado.
 

Chemman

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 15, 2021
Messages
4
Reaction score
5
Points
3
Ótimo! Esta é a única maneira de instalar o Telegram no Tails(y)
 

xxnxx

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 26, 2021
Messages
3
Reaction score
2
Points
1

KokosDreams

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 16, 2022
Messages
912
Solutions
2
Reaction score
595
Points
93

PavelD

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 10, 2024
Messages
29
Reaction score
15
Points
8
a ligação está desligada. pode enviar outra?
 

Latin King

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 24, 2023
Messages
31
Reaction score
16
Points
8
não confio de todo no telegrama
 

delkibrother

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 27, 2022
Messages
9
Reaction score
2
Points
3
Sugiro a compra de telemóveis pré-pagos e a utilização do telegrama ou do Signal.
 

Drsmurf

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 1, 2023
Messages
15
Reaction score
19
Points
3
O telegrama não é certamente seguro, talvez a conversa secreta seja encriptada, mas as conversas de grupo abertas são arriscadas
 

madmoney69

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 29, 2022
Messages
161
Reaction score
158
Points
43
Talvez utilizassem os números de telefone para registar quem estava ligado a eles?
Conheço muitos grupos de telegramas que ainda funcionam como se não houvesse amanhã, mano
 

PavelD

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 10, 2024
Messages
29
Reaction score
15
Points
8
Pode dizer-me qual é o país?
 

PavelD

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 10, 2024
Messages
29
Reaction score
15
Points
8
No Cazaquistão, muitos vendedores utilizam o Telegram para os seus negócios, mas parece que todos estão sob vigilância, exceto aqueles que utilizam registos e equipamentos de queda. Ou talvez as autoridades lucrem com isso
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Não creio que tenha sido assim que foram apanhados. O mais provável é que tenham encomendado algo à paisana e depois analisado a embalagem. Já recebi embalagens com impressões digitais, embalagens que me dizem a data e a hora exactas e o local de onde o produto foi enviado (as câmaras de vigilância da loja têm-nas)
 

madmoney69

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 29, 2022
Messages
161
Reaction score
158
Points
43
Sim, é verdade G, não se concentre apenas nas aplicações encriptadas, se faltar a outra parte
 

idlewild

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 1, 2023
Messages
62
Reaction score
42
Points
18
Não parece que vá a lado nenhum em breve, esperemos que o telegrama se esforce por limpar as suas coisas
 

kpach

Don't buy from me
Resident
Joined
Nov 26, 2023
Messages
60
Reaction score
36
Points
18
Eu não aderiria a uma aplicação que pudesse ser fortemente visada pelas agências por ser privada e encriptada.
 

miner21

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Sep 15, 2023
Messages
508
Reaction score
237
Points
43
Não sou um grande fã do telegrama, mas este é um ótimo texto
 

PavelD

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 10, 2024
Messages
29
Reaction score
15
Points
8
obrigado senhor pela boa informação
 
Top