Síntese de 4-Meti-Propiofenona?

bigdigrandy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
5
Olá amigos entusiastas da química,

Pessoalmente, não tenho procurado muito na preparação da 4-Metilpropiofenona.

Pensei numa síntese utilizando anidrido succínico em tolueno, através de uma reação simples de Friedel-Crafts com cloreto de alumínio como catalisador, obtendo-se o ácido 4-(4-metilfenil)-4-oxobutanóico que é depois descarboxilado em 4-metilpropiofenona. Os precursores parecem estar amplamente disponíveis e ser relativamente baratos.

Se alguém souber mais sobre potenciais rendimentos ou erros que eu tenha cometido, por favor informe-me, porque eu próprio poderei tentar.

OLrV8hUPxA

The_Real_DEA_42069

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
1
Não creio que isto funcione como pretendes, porque o ácido oxobutanóico é uma cetona gama e não uma cetona beta.

Podes experimentar o CuO, que parece funcionar com o ácido levulínico

Descarboxilação oxidativa do ácido levulínico por óxidos cúpricos

2bfhLWU3e6

The_Real_DEA_42069

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
1
Nunca experimentei, mas acabei de ver e o ácido tolyloxobutanóico está disponível num fornecedor químico conhecido por 150 dólares por 100g. Não faço ideia do rendimento após o CuO mas, à primeira vista, parece-me melhor do que uma síntese de cloreto de propionilo e metilpropiofenona. Talvez um dia destes tenha de experimentar.

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,107
Deals
1
Normalmente, trata-se de tolueno e cloreto de propoinilo com cloreto de alumínio Friedel-kraft.
Por favor, utilize o motor de busca

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Solutions
4
Reaction score
1,107
Deals
1
Esta patente descreve uma grande parte da síntese da propriofenona substituída

The_Real_DEA_42069

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
1
Os meus comentários são, evidentemente, retrospectivas especulativas - recomendaria sempre primeiro o procedimento padrão dado de sintetizar a propiofenona substituída via AlCl3 F-K com tolueno e cloreto de propionilo ou o anidrido, se não estiver absolutamente claro o que está a ser discutido nas rotas alternativas teóricas