Síntese de 4-metilpropiofenona a partir de 4-metilbenzaldeído com diazoalcanos

WillD

Expert
Reaction score
1,090
Síntese de diazoalcanos:
VOctNrbfDM

1. O diazometano pode ser sintetizado a partir do cloridrato de etilamina, que, quando reage com a ureia, é convertido em etilureia. Esta reage diretamente com nitrito de sódio, NaNO2, e depois em meio ácido para formar nitrosoetilureia. Por fim, esta nitrosouréia reage com hidróxido de potássio e, removendo um equivalente de cianato de potássio, KCNO, forma diazoetano, e a nitrosoetiluréia forma diazometano.

Síntese da propiofenona:
ANnRtHKMf0

1. Adicionar uma solução de diazometano (6,7 g em 150 ml de éter seco) a uma solução de benzaldeído (10 g) num pequeno volume de éter, arrefecida em gelo.
2. Quando a evolução do azoto tiver cessado (24 horas), o éter e o excesso de diazoetano foram eliminados por destilação e o resíduo incolor foi agitado com ácido sulfúrico até pH ácido durante 8 horas.
3. Após neutralização com hidróxido de sódio, destilação a vapor, extração com éter e secagem sobre sulfato de sódio, o produto foi recuperado por evaporação e agitado com solução saturada de bissulfito de sódio durante 5 horas.
4. O óleo inalterado, separado da forma habitual, produziu propiofenona (12 g).

Last edited by a moderator:

ASheSChem

Don't buy from me
Resident
Language
🇫🇷
Reaction score
171
o resultado final é 4-metilpropiofenona ?

WundaBearz41

Don't buy from me
New Member
Reaction score
2
Estive a pesquisar estas "sínteses de 4-metilpropiofenona" e cheguei à conclusão de que não há forma de fazer 4-metilpropiofenona com reagentes OTC. Alguns estão muito protegidos, correto?

woohoo

Don't buy from me
New Member
Reaction score
21
Tenha em atenção que os diazoalcanos são extremamente perigosos.
"Num caso, um trabalhador de laboratório consumiu um hambúrguer perto de uma estufa onde estava a gerar uma grande quantidade de diazometano e morreu quatro dias depois de pneumonia fulminante."
Da wikipedia.

Este produto químico é apenas para químicos muito qualificados, não trabalhes com ele em casa.

Também é um explosivo.
"O composto explode quando aquecido para além de 100 °C, exposto a luz intensa, metais alcalinos ou sulfato de cálcio. Recomenda-se vivamente a utilização de um escudo anti-explosão quando se utiliza este composto. "

citações da wiki

Também é carcinogénico, mas a wiki diz que tem uma toxicidade aguda muito maior do que a carcinogénica.
É melhor usar um reator de fluido, do que fazê-lo num frasco.

WillD

Expert
Reaction score
1,090
Existem os jurídicos, mas para a síntese em fase de vapor.

WillD

Expert
Reaction score
1,090
Sim, a substância é muito perigosa (venenosa e explosiva), requer um manuseamento cuidadoso e experiência, tem razão.

serialz

Don't buy from me
Resident
Reaction score
35
Olá,

Não seria mais fácil preparar o brometo de etilo? Adicioná-lo ao benzaldeído através de uma reação de grignard e depois oxidá-lo com NaClO + ácido acético. (Ou KMnO4 - NaCr2O7)

Penso que a propiofenona pode ser obtida "mais facilmente" desta forma?

Sitr1x

Don't buy from me
New Member
Reaction score
9
Espero que haja um método mais seguro, "conhecido e testado", para obter 4-Metilpropiofenona...

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
3,051
Deals
1

serialz

Don't buy from me
Resident
Reaction score
35
O início da síntese é uma acilação de Friedel Craft. (a parte com cloreto de alumínio)

Nada é "complicado" em química orgânica. Mas a experiência e o estudo desta disciplina ajudam a evitar os perigos da síntese.

Na etapa de alquilação de Friedel Craft, o cloreto de hidrogénio escapa em quantidade do meio de reação. Por isso, deve ser efectuada com um coletor de gases ou com uma hotte.

Portanto, se seguir a "receita" (Deus, odeio escrever isto como organicista), não deve ser complicado.

Sitr1x

Don't buy from me
New Member
Reaction score
9
Obrigado G e serialz por responderem.

Lol, sim, a palavra "receita" é muito estranha quando usada num contexto como o da Química, parece que estás a preparar um grande jantar 🥣

Tenciono usar uma armadilha de gás de certeza quando chegar a essa parte. Vou tentar fazer a parte da 2-iodo-metilpropiofenona primeiro e depois continuar a partir daí. Manterei toda a gente informada sobre o meu progresso.

WillD

Expert
Reaction score
1,090
"O início da síntese é uma acilação de Friedel Craft. (a parte com cloreto de alumínio)"
Este tipo (clique)

WillD

Expert
Reaction score
1,090
O método industrial é uma síntese de fase gasosa cruzada. Aqui não publicamos devido à necessidade de equipamento específico. A síntese deste tema tem como objetivo informar.