[Síntese de MDA a partir de hélio

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
O objetivo desta publicação é resumir vários meses de investigação e testes. Seria ótimo se todos pudessem partilhar os seus resultados e as suas reflexões, a fim de aperfeiçoar esta via de síntese.

Todos os reagentes que vou utilizar podem provavelmente ser encontrados em qualquer loja de ferragens, exceto o helional, que pode ser comprado facilmente em muitos sites diferentes, uma vez que não é um precursor monitorizado. Creio que até pode ser comprado na amazon como flagrante.

A ideia desta síntese é converter o helional (cas:1205-17-0) em ácido heliónico (cas:77269-66-0, ácido 3-(2H-1,3-benzodioxol-5-il)-2-metilpropanóico), depois converter este último em helionamida (cas:858215-05-1, alfa-Metil-1,3-benzodioxole-5-propanamida) e, finalmente, realizar um rearranjo de Hofmann para obter MDA freebase.

As vantagens desta síntese são o facto de ser OTC, não necessitar de hidroxilamina e utilizar produtos de baixa toxicidade e baixo custo. Além disso, o problema frequentemente encontrado na outra forma de fazer as coisas é aumentar a escala do rearranjo de Beckmann, que muitas vezes resulta num óleo que é complicado de purificar em maior escala. (com base nas minhas experiências e no que li)
Este vai ser um post muito longo porque vou tentar abordar tudo ao pormenor, de modo a que, se tiver uma pergunta ou um problema, provavelmente encontrará uma solução neste post.

Prefiro avisar que, pessoalmente, estou preso no último passo por alguma razão, mas que é totalmente possível conseguir obter o produto final com bom rendimento em teoria, e de acordo com os muitos posts de pessoas bem sucedidas.

Primeiro passo, oxidação do helional em ácido heliónico:

61,5g de helional são misturados com 216mL de acetona e 80g de NaHCO3 com agitação num copo de 1L. (Dica: adicionar NaHCO3 em último lugar e pouco a pouco, para não bloquear o agitador magnético). Em seguida, adicionar gradualmente uma solução de oxona (110,8g de oxona em cerca de 450mL de água) com agitação. Pode fazê-lo gota a gota, utilizando um funil de decantação ou copo a copo. Como a reação é exotérmica, pode provocar a ebulição da acetona. Se ficar demasiado quente, pare de adicionar a oxona e deixe a reação voltar à temperatura ambiente. Podes usar um banho de gelo durante a adição, mas fazê-lo à temperatura ambiente funciona igualmente bem se tiveres cuidado.

Normalmente, termino de adicionar a solução de oxona após 1 hora. Depois deixo reagir durante cerca de 2h-3h. Através de TLC, consegui determinar que tudo tinha reagido após 3h.

Após 3 horas, acidificar a solução com HCl para precipitar o ácido (os sais brancos no fundo do copo não são o nosso produto, mas sais de potássio da oxona). Adicionar até que nada precipite (cerca de pH 1-2). Tenha cuidado, uma vez que uma parte do NaHCO3 não reagido permanecerá, libertando CO2. Na maioria dos casos, nada precipita, exceto um "óleo" laranja que sobe à superfície do resto da solução. É o nosso produto que acaba por solidificar. Para o forçar a solidificar, pode colocá-lo no frigorífico durante algumas horas, mas isso não funciona sempre. O melhor método que encontrei é colocar o copo no congelador até que tudo se solidifique e depois deixá-lo atingir a temperatura ambiente. O que fica sólido é o nosso produto com sais de sulfato de potássio.

Filtre para recuperar o sólido amarelo contaminado com sais de potássio, depois coloque o sólido em pó num copo com 400mL a 500mL de água agitada. Isto irá solubilizar toda a contaminação por sais de potássio. Depois, basta filtrar para obter o sólido amarelo

Pode manter o ácido heliónico desta forma, mas aconselho-o vivamente a efetuar, pelo menos, uma purificação ácido-base, caso contrário a etapa de purificação da amida será (ainda) mais complicada. Para o fazer, prepare uma solução de NaOH (aproximadamente 13g em 150mL de água). Espere que a solução arrefeça antes de adicionar o ácido, um pouco de cada vez. Se a solução aquecer demasiado, obterá um ácido castanho-escuro em vez de um branco/castanho-claro. Em seguida, lave a fase aquosa (que contém a base conjugada do ácido heliónico) com éter ou DCM (dá os melhores resultados). Se estes solventes não estiverem disponíveis, pode utilizar-se nafta ou qualquer outro solvente apolar. Em seguida, recuperar a fase aquosa e acidificá-la com HCl. O ácido precipitará. Se a solução se tornar branca, mas não se observar qualquer precipitado, utilize a mesma técnica que a anterior (o congelador). Em geral, no entanto, basta colocar o copo no frigorífico. Depois, filtre e tem o seu ácido.

Pode recristalizar em água ou etanol para obter um ácido verdadeiramente puro, formando belos cristais brancos, mas isto é um pouco aborrecido porque o ácido não é muito solúvel em água quente (cerca de 10g/L a 90°C, diria eu), e esta purificação básica do ácido é suficiente para obter resultados decentes mais tarde.

O ponto de fusão do ácido heliónico puro é de cerca de 77°C. Rendimento : 80 %-90 %

Notas sobre a síntese :
-Quando se acidifica a solução, em vez de formar um "óleo", o ácido pode tornar a solução branca sem precipitar, pelo que basta congelar a solução como habitualmente.

- A mistura reacional fica amarela quando se adiciona a oxona e depois laranja/castanha. Isto é normal e deve-se ao facto de o ácido formado/impurezas mudarem de cor de acordo com o pH.

-Experimentei água desmineralizada, água da torneira e água destilada, e não pareceu fazer qualquer diferença na reação (pensei que os iões da água da torneira destruiriam a oxona, mas não foi esse o caso).

- Adicionar sempre NaHCO3 em excesso, como recomendado na minha síntese. Se o pH se tornar ácido quando a oxona ainda não reagiu toda, corre o risco de formar TATP instável e explosivo. Mas não tenhas medo disso: se seguires tudo à risca, não terás problemas.

- A oxona é de facto um sal triplo: 2KHSO5-KHSO4-K2SO4. A espécie de interesse aqui é o KHSO5. Por isso, temos de ter isto em conta quando calculamos os moles de oxona de que precisamos (o que foi feito aqui).

O -NaHCO3 evitará que o pH se torne ácido. Reagirá com a acidez da oxona e com o ácido heliónico formado, convertendo-o na sua base conjugada. O NaHCO3 é também uma base muito fraca, o que garante que o pH não é demasiado básico. Em pH básico, a oxona não é estável (pH=9, o pH em que a oxona é menos estável).

-A oxona pode ser comprada na secção de piscinas das lojas de ferragens. Ver a lista de composição do produto.

-A síntese é facilmente escalável, mas eu recomendaria um balde de água fria para arrefecer corretamente o Rm em grande escala.

-Experimentei o etanol como solvente três vezes, e parece formar o éster etílico do ácido heliónico e outros produtos, dependendo do pH. Não investiguei mais a fundo, por isso não posso dizer mais. Mas talvez possamos formar a amida a partir deste éster, de forma mais simples do que o meu método atual (ureia + ácido bórico + ácido heliónico).

Ácido amarelo impuro:
DHTjspIXJm

Ácido recristalizado
K6wWzJqNna

Segunda etapa, síntese de helionamida

Tentei de duas maneiras: Primeiro converti o ácido heliónico no seu correspondente sal de amónio e depois aqueci-o. Foi um fracasso.
A segunda forma funcionou, embora a preparação desta reação seja um pesadelo, e penso que pode ser facilmente melhorada se tiverem alguma ideia.
Segui o procedimento da publicação "SOLVENT FREE SYNTHESIS OF AMIDE A NOVEL TECHNIQUE".

Basicamente, trituram durante 5min-10min uma mistura de ureia, ácido carboxílico, ácido bórico e, em seguida, aquecem o conjunto durante 15min-30min num copo a 160°C-180°C. Sabe-se que a reação está terminada quando se torna sólida (a ureia, o ácido heliónico e o ácido bórico fundem a 180°C).
O que é estranho, porque a helionamida funde a 123°C. Suponho que isto se deve às ligações de hidrogénio que as amidas podem formar. Verá que forma mais um gel do que um sólido. Penso que a trituração não é realmente necessária, uma vez que tudo se funde a 180°C. No entanto, se aquecer até cerca de 160°C-170°C, suponho que seja aconselhável, uma vez que o ácido bórico funde a 171°C. A trituração da mistura provoca uma diminuição do ponto de fusão. O ácido bórico não é necessário, mas é recomendado porque melhora muito o rendimento.

Experimentei aquecer durante 4 horas e durante 11 horas a 180°C com agitação, sem ácido bórico, e obtive rendimentos que variaram entre 22% e 50%. Mas o trabalho foi um horror, porque quanto mais tempo se espera, mais a ureia forma todo o tipo de produtos de condensação.

No meu caso, a mistura só solidificou parcialmente após cerca de 1h30 a 180°C com agitação. No entanto, descobri (talvez por acaso) que o aquecimento a 170°C solidifica tudo ao fim de 2 horas. Em geral, nada, ou mesmo parte, solidifica após 30 minutos, razão pela qual continuo a reação mesmo após 30 minutos. No entanto, ainda não domino completamente esta síntese, e é por isso que a vossa ajuda para a otimizar é muito bem-vinda.

Eis como a faço normalmente:
g de ácido heliónico * 1,5 = Quantidade de ureia, g de ácido * 0,4 = Quantidade de ácido bórico.
Isto faz com que haja um grande excesso molar de ureia, e estou a pensar em reduzi-lo eventualmente quando estiver a obter bons rendimentos seguindo o procedimento da publicação.
De seguida, coloquei os 3 num copo com um agitador magnético e aqueci a 170°C. Quando tudo tiver solidificado, ou 3/4 (cerca de 2 horas), deixo voltar à temperatura ambiente, depois adiciono cerca de 10mL-20mL de uma solução de amoníaco a 15% e 100mL-200mL de água. Depois, aqueço a mistura até se dissolver e deixo-a voltar à temperatura ambiente para precipitar a amida, que não é muito solúvel quando está fria. E é aqui que tenho um grande problema no Work-up. A amida não quer precipitar e tenho de evaporar a maior parte da água adicionada, mas solidifica tudo de uma vez. A utilização de etanol não é melhor. E sempre que tenho de fazer a amida precipitar, recristalizo-a várias vezes em água e etanol, e só por vezes é que ela aceita precipitar como um sólido e não como óleo. Penso que isto se deve ao facto de as impurezas baixarem enormemente o ponto de fusão da amida. De facto, o sólido castanho fundiu-se a cerca de 70°C. Uma vez purificado, o sólido branco com aproximadamente a mesma massa fundiu-se a 123°C. Penso que esta é uma parte da razão para o óleo ao recristalizar em etanol/água quente.

Em "A Simple Preparation of Amides from Acids and Amines by Heating of their Mixture", está escrito:

" Descobrimos que as condições óptimas para a pirólise da mistura amida-ácido carboxílico são 160-180°C durante 10-30 minutos. O aquecimento prolongado pode causar a formação de quantidades substanciais de alcatrão, enquanto que o aquecimento por um curto período de tempo dá origem a uma reação incopleta. "
Mas tive quase os mesmos problemas com o Work Up, fazendo a reação durante apenas 30 minutos, e nem tudo solidificou.

Outro procedimento envolve o aquecimento de 1 mole de ácido carboxílico com 0,5 moles de ureia a 160°C durante 4 horas. Não o experimentei, mas dá um produto bastante puro de acordo com a patente, embora os rendimentos sejam apenas de 50%. " UNITED STATES 2,109,941 PATENT OFFICE 2,109,94. PREPARAÇÃO DE AMIDAS "
Já vi pessoas a extrair amidas utilizando uma mistura de nafta em ebulição e acetato de etilo. Isto pode ser interessante, mas o meu objetivo é utilizar o mínimo de solvente orgânico possível. Não experimentei, porque não tenho acetato de etilo à mão neste momento.
Se aquecer durante tempo suficiente (180°C), a amida começará a sublimar, formando belos cristais brancos e longos. Infelizmente, isto demora muito tempo, e só obtive 400 mg de cristais após 11 horas.

Dei uma vista de olhos à forma como as pessoas fizeram benzamida a partir do ácido benzoico, e não difere muito da minha, mas funciona muito bem para a benzamida. Há vários vídeos no youtube se quiserem dar uma vista de olhos.

Portanto, penso que a reação funciona bem, mas há espaço para melhorias em termos do número de moles de ureia utilizados. No entanto, o trabalho precisa mesmo de ser melhorado. A que é dada na publicação não funciona, mesmo quando se utiliza ácido puro.

Mistura de reação depois de solidificada:
NWUhgzcAX3

Pó de amida branco:

BYT6ydnUXB

Amida recristalizada:

V07hgf1bEY

Amida sublimada:
BoFjMK6q3g

Terceira etapa, base livre de MDA

É aqui que tenho um problema: os meus rendimentos são inexistentes.
Segui o procedimento TCCA da publicação "Organic impurity profiling of 3,4-methylenedioxyamphetamine (MDA)
synthesised from helional" e não resultou. Tenho a certeza da minha amida. Também tentei fazer a reação a 18ºC porque aparentemente a cloroamida forma-se muito lentamente a 0ºC. Também não funcionou. Então titulei lixívia sem aditivos e usei-a para o meu Hofmann e não obtive nada depois de todo o trabalho.
Quando sintetizei usando TCCA a 0°C, a solução tornou-se laranja depois de aquecida a 75°C. Havia um cheiro caraterístico, independentemente da via de síntese que eu tomava, mas acabava sempre sem nada.
Mais estranho ainda, há uma libertação de CO2, mas nada depois. Tenho a certeza de que não há contaminação com ureia, por isso não se está a formar hidrazina. Deixei a reação decorrer durante uma semana à temperatura ambiente e veremos se obtenho alguma coisa.

Talvez seja absolutamente necessário um co-solvente como o etanol. No entanto, muitas pessoas tiveram sucesso sem ele, mas dizem que precisam de etanol como co-solvente quando usam TCCA. (Forma-se um derivado de carbamato, mas este hidrolisa-se posteriormente em MDA)

Da publicação :
Síntese com ácido tricloroisocianúrico. α-Metil-1,3-benzo
dioxole-5-propanamida (0,4 g, 1,92 mmol) foi dissolvido em água
(14 mL), adicionou-se NaOH (1,45 mL, 10,61 mmol) gota a gota e agitou-se
durante 15 min no gelo a 0 ◦ C. Ácido Tricloroisocianúrico (149,9 mg,
0,65 μmol) foi adicionado, e a mistura de reação foi deixada no gelo a 0 ◦ C
por mais 1 h. A mistura de reação foi então levada à sala
temperatura ambiente, depois a 75 ◦C e mantida durante 30 min. A mistura de reação foi
vertida para uma ampola de decantação e extraída com diclorometano
(3 × 30 mL). A camada orgânica foi lavada com água desionizada
(25 mL) e salmoura (25 mL), seca sobre sulfato de sódio anidro e
filtrada sob vácuo. As camadas orgânicas foram combinadas e o solvente
foi removido utilizando o evaporador rotativo. Quando sintetizado a partir de
α-metil-1,3-benzodioxole-5-propanamida em bruto, o produto final foi um
solo castanho-escuro (270,3 - 382,2 mg). Quando sintetizado a partir de
α-metil-1,3-benzodioxole-5-propanamida purificada, o produto final foi um
óleo castanho transparente (286,4 - 351,5 mg)

Síntese com hipoclorito de sódio. A α-metil-1,3-
benzodioxole-5-propanamida purificada (0,4 g, 1,92 mmol) dissolvida em água
(14 mL), adicionou-se NaOH (1,45 mL, 10,61 mmol) gota a gota e agitou-se
durante 15 min no gelo a 0 ◦ C. Solução de hipoclorito de sódio (6,4 mL,
94,3 mmol) foi adicionada, e a mistura de reação foi deixada no gelo a 0 ◦ C
durante mais 1 h. A mistura de reação foi então levada à temperatura ambiente
temperatura ambiente e depois a 75 ◦ C e mantida durante 30 min. A mistura de reação foi
vertida para uma ampola de decantação e extraída com diclorometano
(3 × 30 mL). A camada orgânica foi então lavada com água desionizada
(25 mL) e salmoura (25 mL), seca sobre sulfato de sódio anidro e
filtrada sob vácuo. As camadas orgânicas foram combinadas e o solvente
foi removido usando o evaporador rotativo. O produto final foi um solo preto-
castanha (248,1 - 293,3 mg).

Para o trabalho, tentei extrair com nafta ou DCM, e gaseificar com HCl, ou triturar com HCl aquoso e evaporar a fase aquosa. Em ambos os casos não obtive nada. Se alguém já fez esta reação, gostaria de saber a vossa opinião.

Portanto, os dois grandes problemas que estou a ter neste momento são o trabalho do segundo passo e a terceira reação. No entanto, penso que esta síntese é muito optimizável.

É por isso que espero que a possamos melhorar juntos.

Não hesitem em apontar os meus erros e em partilhar as vossas experiências se já fizeram esta síntese.

Se quiser ver por si próprio, aqui estão todas as fontes que utilizei durante a minha investigação:

"A Simple Preparation of Amides from Acids and Amines by Heating of their Mixture" (Branko S. Jursic* e Zoran Zdravkovski Department of Chemistry, University of New Orleans, New Orleans, Louisiana 70148)
"Análise dos produtos de pirólise da ureia a 132,5-190 °C"
" Formação direta de amidas entre ácidos carboxílicos e aminas: Mecanismo e desenvolvimento de novas soluções catalíticas" (CHARVILLE, HAYLEY)
"SÍNTESE DE AMIDAS SEM SOLVENTES - UMA NOVA TÉCNICA" (CHIRAGKUMAR J GOHIL1, MALLESHAPPA N NOOLVI)
"ESCRITÓRIO DE PATENTES DOS ESTADOS UNIDOS 2,109,9412,109,94.PREPARAÇÃO DE AMIDAS"
"Oxidação fácil de aldeídos em ácidos e ésteres com oxona" (Benjamin R. Travis, Meenakshi Sivakumar, G. Olatunji Hollist e Babak Borhan)
"Oxidação de Aldeídos com Oxone ® em Acetona Aquosa" (Kevin S. Webb e Stephen J. Ruszkay)
"Rendimentos do rearranjo de Hofmann" The Vespiary
"Resultados da conversão simples e simples de aldeídos em ácidos" The Vespiary
"Uma síntese laboratorial clandestina invulgar de 3,4-metilenodioxianfetamina (MDA)" (Terry A. Dal Cason, Charlotte A. Corbett a, Peter K. Poole a, James A. de Haseth, David K. Gouldthorpe)
"Análise de impurezas do MDA sintetizado a partir de compostos sem restrições" (Katherine Cooper)
"Fracionamento de isótopos durante a síntese de MDMA.HCl a partir de helional" (Justin Cormick, James F. Carter, Timothy Currie, Carney Matheson, Sarah L. Cresswell)
"Perfil de impurezas orgânicas da 3,4-metilenodioxianfetamina (MDA) sintetizada a partir de helional" (Alexandra L. Mercieca , Harrison C. Fursman , Morgan Alonzo, Scott Chadwick , AndrewM. McDonagh)

Existem muitas outras fontes, mas não são relevantes para o caso. Se não conseguir encontrar as publicações, posso fornecer-lhe os DOIs.

chost

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Reaction score
2

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
Sim, eu estava a utilizar o procedimento desta publicação antes de ser publicado no fórum. Utilizei o procedimento deles com o TCCA e não funcionou. Ainda estou a fazer experiências para conseguir o rearranjo de Hofmann. Os dois grandes problemas do procedimento desta publicação são o facto de a hidroxilamina não ser de venda livre e o facto de o rearranjo de Beckmann ser difícil de ampliar, pois forma um óleo, segundo a minha experiência e a de várias pessoas que o fizeram com mais de 40g.

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
Para os interessados, o problema durante a síntese da amida foi resolvido aquecendo correta e continuamente a 172°C durante cerca de 15 minutos. O trabalho foi o mesmo que o procedimento. Para o Hofmann, aumentei a quantidade de NaOH adicionada à solução de 2g para 6mL e funcionou.

breakinglaw33

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Reaction score
1
so you were succesful? what was the yield?

Do you plan on converting mda to mdma at all?

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
Yes, but the yield were poor and I still don't know why, even after talking to the experts. They did say, however, that they're working on it, so we'll see. If you want a better method, I formed the n-chloroamide with TCCA in anhydrous ethanol and the amide, let it react for an hour, filter the cyanuric acid precipitate, and then evaporated the ethanol. Then you recover the N-chloroamide, which you can recrystallize, and hydrolyze it in a basic solution of cold NaOH (2.2 eq). Then, after 30 min, heat at 80°C for 30 min. This method looked a lot more promising, but I haven't had time to explore it further.
I don't know, MDA is also good.

Swirly

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
6
Hey it is great to see posts like this. But there is better information on thevespiary in the original one pot thread. They use a slightly different technique.

I was planning this one, but will try a kitchen friendly 5-MeO-DMT one next.
Maybe we will have a compilation of these OTC threads soon...

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
Thank you.
The one on vespiary uses nitrile hydrolysis, which is far from simple because it requires a precise temperature and pH. I found the method that I posted much simpler and OTC.

Hronos6667

Don't buy from me
New Member
Language
🇷🇺
Reaction score
1

Irving Langmuir

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
11
I haven't read up on the subject yet, but I think these alkylating agents will form a quaternary amine, and not stop at a single alkylation.

Swirly

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
6
As well it is reported that NaDCCA works better than TCCA. Needs to be a fine powder.

BlueGoo52

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
0

Thanks for the great write up! SWIM tried the carboxylic acid synthesis with the same portions as the write up, 200ml of 37% HCl was added and then solution was placed in freezer for 12hrs, what precipitated out was large clumps of orange-red which when added to 500ml of stirring water just sat at the bottom of the flask with minimal disolution. SWIM is quite new to synthesis, any idea of where they are going wrong?

Also, not sure if this is relevant but the oxidiser containing spa shock contains "active oxygen", would this have an influence?

Thanks