Síntese de GHB (sal de sódio de gama-hidroxibutirato) (relatório experimental)

GhostChemist

Expert
Reaction score
316
Reagentes e materiais iniciais

• 100 ml de H2O
  • 7,21 g de THF
  • 15,1 g de KBrO3
  • 13,6 g de KHSO4
  • 14 g de Na2S2O5 dissolvidos em 150 ml de H2O
  • 150 ml de H2O
  • 250-300 ml de DCM
  • 50 g de Na2SO4
  • 3,38 g de NaHCO3 dissolvidos em 15 ml de H2O
  • Balão de 3 gargalos de 1000 ml
  • Termômetro
  • Refluxo de circuito duplo de alta eficiência
  • Agitador magnético
  • Acumuladores de frio ou gelo
  • Graxa de silicone, como a graxa para alto vácuo MOLYKOTE
  • Vidros, alongadores, funis
  • Funil de separação
  • Configuração de destilação
  • Vidros de relógio
  • Papel indicador
  • Etanol
  • Gel de sílica
  • Nitrato de cobalto hexa-hidratado Co(NO3)2*6H2O
  • FeCl3 cloreto férrico(III)
.com/threads/ghb-gamma-hydroxybutyrate-sodium-salt-synthesis-experimental-report.11...

Oxidação do THF

O processo ocorre de acordo com o Esquema 1
QmauvedLXV
O reator deve ser hermeticamente fechado, conectado à atmosfera por meio de um filtro sob o capô capaz de absorver o vapor de bromo! Figura 1
LsDTq24P79

O reator é colocado na água, resfriado por acumuladores de frio ou gelo. Fig. 2
RQWITOGu6k

A adição de reagentes ao THF é realizada na faixa de temperatura de 10-15°C. Em seguida, a temperatura é aumentada para 20-25 ℃ para iniciar a reação.
7,21 g de THF e 100 ml de água são colocados no reator por meio de um funil. A temperatura da mistura nesse estágio deve estar abaixo de 20°C. Fig. 3
Q8LmfMY479

Em seguida, 15,1 g de KBrO3 e 13,6 g de KHSO4 são adicionados à solução resultante de THF em água. Fig. 4
GczZPGrSaW

A mistura é agitada por 1-2 horas. Fig. 5
UHI6KGj80s

Resfriamento interrompido. A uma temperatura de 20 ℃, aparece uma cor amarela e a reação começa. Figura 6
QDlOpg4v1M

Depois de iniciar a reação, o RM é mantido por 20 horas a uma temperatura de 20-30°C. Durante esse tempo, uma quantidade significativa de vapor de bromo é formada. Há risco de contaminação por gás na sala e de envenenamento por bromo! O exaustor de ventilação deve funcionar! Fig. 7
XSuyamAbsZ

RM após 20 h. Fig. 8
HoLsgOVMyt

Extração de GBL

Após 20 horas, o bromo é neutralizado com uma solução de 14 g de Na2S2O5 (metabissulfito de sódio ou pirossulfito) e 150 ml de água. Fig. 9
4KGCbWUdD5

Essa solução é despejada através de um refluxo no reator para neutralizar o bromo. A preparação de uma solução de Na2S2O5 (metabissulfito de sódio) é acompanhada pela formação de dióxido de enxofre SO2! Figura 10
YBhQy8oEX9

Após a adição da solução de Na2S2O5, 150 ml de água são adicionados para absorver os gases. Fig. 11
EtWkCz8mwg

O RM claro e incolor é transferido para um funil de separação de 2000 ml. Fig. 12
JvOocqMUQT

Extraído com 250 ml de DCM. Fig. 13
YKeZgQsrMu

A camada de DCM é seca com sulfato de sódio anidro até ficar transparente por 1-1,5 horas. Figura 14
SR6XPJZtYQ

DCM destilado. Quando o DCM é destilado, forma-se dióxido de enxofre SO2! Fig. 15
OuyxBg6hrQ

Após a parada da destilação a uma temperatura de 90-110°C, o refluxo de esfera é substituído em um resfriador direto e a fração com uma temperatura de 200°C é coletada. Figura 16
Bc8AHyGuvq

O rendimento de GBL é de 3,15 g (36,6%).
Quando a reação é muito ativa em T=60°C e um grande volume de bromo é formado, o rendimento de GBL não é superior a 23%.

Hidrólise de GBL

A hidrólise do GBL ocorre de acordo com o Esquema 2
FxJy1qi8zZ

Prepara-se uma solução quente de bicarbonato de sódio 3,38 g de NaHCO3 em 15 ml de água. Fig. 17
MuZKGw9nXl

A GBL destilada é adicionada à solução quente preparada de NaHCO3 (não superior a 90 ℃). Fig. 18
WLc5tRd3p1

A solução é evaporada até a cristalização e seca em um dessecador sobre álcali por 1-2 dias. Fig. 19
NOuSckp7LX

Sal seco. Figura 20
QNESCbj23z

Rendimento 4,6 g

Determinação qualitativa dos sais de GHB

A) Reação com solução de cloreto férrico (FeCl3) a 5%. Algumas gotas de solução de cloreto férrico são adicionadas a alguns mg de matéria seca ou solução não diluída. Na presença de sais de ácido gama-hidroxibutírico, o reagente torna-se marrom-avermelhado. Fig. 21
PZ8lJfcqB3

B) Reação com solução de 1% de nitrato de cobalto em etanol (88% etanol + SiO2). A solução de sal de hidroxibutirato é evaporada até a secura em uma temperatura não superior a 90°C. Algumas gotas de reagente de nitrato de cobalto são adicionadas a alguns mg de resíduo seco. Na presença de sais de ácido gama-hidroxibutírico, a solução fica lilás. Figura 22
PjqurY217J

Last edited by a moderator:

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
65
Adoro seus trabalhos

rosechem

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
16
Deals
2
Obrigado por compartilhar

bigbadbear

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
9
você trabalha muito bem. bom trabalho 👏👍

Queen

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Reaction score
2
Senhor, este trabalho é excelente. Espero produzir uma fase de ghb sintetizada a partir de gaba.

MisterAnonymous

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
57
Muito interessante, mas você pode enviar um vídeo sobre como sintetizar gama-butirolactona com 1,4BDO é muito mais fácil e eu tenho 100L de 1,4BDO por aí! 😅

The-Hive

Moderator in UK section
Resident
Reaction score
324
Deals
1
Existe algum substituto para o DCM, como tolueno ou algo do gênero?

TheAlchemist23

Don't buy from me
Resident
Language
🇮🇹
Reaction score
2
Por que usar uma base fraca, como NaHCO3, se o NaOH hidrolisa com mais eficiência, produzindo NaGHB muito mais limpo?

CCL4 huffer

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
37
não, por que simplesmente tratar melhor a graxa de alto vácuo dow corning?

GhostChemist

Expert
Reaction score
316
Because Silicone grease like as MOLYKOTE High Vacuum Grease or other is a pure and it is designed specifically for laboratories

CCL4 huffer

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
37
yeah but normaly using grease in general means contamination(so doesnt realy matter if the grease is impure since everything will be contaminated anyways) since some will always be carried over to the endproduct the best thing would be to not use any at all and just the condensing solvent to close it off( or smere some solvent on the joints if ur impatient).

this isnt organometallic chem where u can drown everything in dow corning.
you would want to minimise contamination especialy since its suppost to be consumed.