Produção doméstica de ácido sulfúrico concentrado

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,025
Points
93
Para nossa experiência, precisamos de um eletrólito de bateria. Comprei de uma vez uma lata de 5 litros com densidade de 1,28 g/cm3 (o que corresponde a cerca de 36% de concentração). Como provavelmente todos sabem, o eletrólito é ácido sulfúrico diluído.
Para obter um ácido mais concentrado, precisamos tentar evaporar toda a água dele. E sabendo que sua concentração inicial é de 36%, fica claro que o eletrólito precisa diminuir cerca de 3 vezes.
Em seguida, precisamos de um frasco de vidro para evaporar a água do eletrólito. Então, você deve aplicar uma marcação nesse frasco usando um copo de medição.
NfR5D1kjgW

G7c0vXEl1J

Como precisamos evaporar a solução cerca de três vezes, coloquei 3 marcas em uma etapa de 200 ml (cm3). Em seguida, despejei 600 ml (cm3) de nosso eletrólito.
Preparei um fogão elétrico. Coloquei uma panela desnecessária sobre o ladrilho, para o caso de o banco de aquecimento estourar, de modo que o banco é feito de vidro comum e não se destina a aquecimento forte, ao contrário de pratos químicos especiais.
Dentro da panela, coloquei uma pequena camada de areia convencional para que o aquecimento ocorra de forma lenta e uniforme.
Colocou seu frasco com um eletrólito dentro da panela e ligou a telha ao máximo.
RGEZi07tzl

4haOEp8xeW

OhkIqltzNy


A evaporação em si dura bastante tempo. Definitivamente não contei, mas são cerca de 4 a 6 horas. E depois que o ácido tiver evaporado até cerca de 200 ml (cm3), desligue o azulejo e deixe o frasco esfriar. Depois disso, você pode despejar o ácido sulfúrico concentrado em um frasco de vidro adequado.
Para verificar que tipo de concentração de ácido sulfúrico realmente resultou em nossa experiência, peguei uma balança de cozinha e pesei 100 ml (cm3) de nosso ácido, medindo seu volume com 60 seringas cúbicas. Descobri que 100 ml (cm3) de fluido pesam 167 g. Isso significa que a densidade do nosso ácido era de 1,67 g/cm3, o que corresponde a cerca de 76% da concentração, o que não é tão ruim.
Evaporar o ácido de maior concentração seria muito mais complicado, pois quanto mais concentrado o ácido, mais difícil é a liberação de água.
 
Last edited by a moderator:

HIGGS BOSSON

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
436
Reaction score
664
Points
93
É melhor que a evaporação da água do eletrólito seja realizada em um vidro de laboratório resistente ao calor sob a tampa. Os recipientes de vidro comuns podem se romper com o aquecimento
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
412
Points
63
E, por favor, pessoal, nada de recipientes de metal. Não é preciso dizer, mas agora eu disse.
 

basco

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 2, 2023
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Use SOMENTE vidro de borosilicato. Procure por recipientes de armazenamento de alimentos de vidro borossilicato e não haverá problemas.
 

FredDurst

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Sep 7, 2022
Messages
33
Reaction score
10
Points
8
@William Dampier
O ácido 76% é bom o suficiente para ser usado na geração de gás HCL?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,662
Solutions
3
Reaction score
2,754
Points
113
Deals
1
Olá, nem tanto. Você obterá gás HCl úmido, o que requer secagem.
 

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
@G.Patton
É possível deixar a água evaporar por meses, pelo menos até atingir uma concentração mais alta de 50-60%, ou eu também perco ácido sulfúrico dessa forma?
Na foto do meu experimento, as linhas azuis são a marca de quão cheia estava a garrafa, cada garrafa tem uma tampa de filtro para evitar contaminação, caso contrário, a garrafa está aberta.
 

Attachments

  • jbx2cRYdn5.jpg
    jbx2cRYdn5.jpg
    47.1 KB · Views: 426

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,662
Solutions
3
Reaction score
2,754
Points
113
Deals
1
Olá, bem-vindo de volta. Seu ácido absorverá a umidade do ar por muito tempo.
 

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
Oi @G. Patton Eu nunca fui embora. Em que concentração atingiu um equilíbrio de evaporação e absorção da umidade atmosférica? A concentração inicial era de apenas 15% de ácido.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,662
Solutions
3
Reaction score
2,754
Points
113
Deals
1
Eu não sei. Posso dizer com certeza que seu ácido evapora e absorve água. Você não obterá uma concentração muito mais alta durante um longo período de exposição ao ar.
 

zeus

Don't buy from me
Member
Joined
Sep 21, 2022
Messages
4
Reaction score
2
Points
3
Concentrei H2SO4 muitas vezes. Os métodos para produzir H2SO4 a 96% que funcionaram são os seguintes.

1. Aqueça-o em uma manta de aquecimento a 350 graus Celsius. A desvantagem é que, depois que o ácido atinge aprox. 300 graus, ele se dissocia na água e se torna SO3 e SO2 tóxicos e malcheirosos.
2. Destilação normal.
3. Destilação a vácuo. Deve-se usar um vácuo semanal, aprox. 400 mmHG. Com esse método, você pode reduzir a temperatura para aprox. 250 graus Celsius.
 

marapiasss

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 23, 2023
Messages
3
Reaction score
1
Points
1
Uma pergunta: a fumaça é tóxica? E se não tivermos panela elétrica, podemos usar vitrocerâmica de cozinha?
 

Latin King

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 24, 2023
Messages
31
Reaction score
16
Points
8
O ácido sulfúrico quente e a fumaça são extremamente perigosos! Sua força é suficiente para danificar o esmalte dos dentes ao respirá-lo. Por favor, não me diga que está tentando ferver ácido sulfúrico na cozinha? Sem desrespeito, mas acho que você não está preparado para isso (nem mesmo em um ambiente de laboratório)
 

Versorgen

Don't buy from me
Member
Joined
May 22, 2023
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
obrigado, essa informação é muito importante para mim
 

wael gano

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 20, 2023
Messages
103
Reaction score
40
Points
28
Quando o ácido sulfúrico concentrado e quente reage com todos os metais que estão localizados antes e depois da cadeia, qual é o material que resiste ao ácido, o epóxi, por exemplo?
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,025
Points
93
É melhor usar vidro. Em outros casos, todos os revestimentos podem se hidrolisar
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
884
Points
113
Se você tiver a sorte de morar nos Estados Unidos, basta ir à loja de ferragens Ace, que é o lugar com os produtos químicos puros mais úteis. Além de cristais de NaOh, nafta vm&p e HCL a 37%, eles têm Rooto© H²SO⁴ a 93%. Alguns estocam xileno, tolueno e outros produtos químicos. Você pode perguntar no balcão e pedir que outros entrem na loja sem identificação e pagar em dinheiro. Ninguém vai olhar de soslaio para seus 10 L de acetona.
O4FQlm5f8p
 

blockchain

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 2, 2024
Messages
31
Reaction score
20
Points
8
Posso fazer uma fogueira ao ar livre e usá-la para aquecer ácido de bateria em um recipiente de vidro (pote de vidro de 1,5 l)?
 

magnesium_sulphate

Moderator in Lithuania section
Resident
Joined
Apr 11, 2024
Messages
19
Solutions
1
Reaction score
21
Points
3
Meu irmão, tenho a opção de obter um limpador de ralos que consiste em 97% de ácido sulfúrico, e também é barato. Parece que é o último lugar onde isso pode ser obtido e, a princípio, não acreditei, achando que se tratava de uma concentração equivocada, mas, depois de pesquisar, percebi que esse limpador de ralos realmente existe.
Tenho medo de evaporar o líquido da bateria por causa da fumaça.
 
Top